sexta-feira, 23 de maio de 2014

Dicas de Livros

Livros que recomendo


1.Transtornos da aprendizagemAbordagem neurobiológica e multidisciplinar
Newra Tellechea Rotta, Lygia Ohlweiler e Rudimar dos Santos RiesgoEm Transtornos da aprendizagem: aspectos neurobiológicos e multidisciplinares, foram reunidos 24 colaboradores, dos quais 16 médicos e 8 profissionais afins. Por reunir importantes profissionais brasileiros, que transmitem sua experiência utilizando uma linguagem clara e objetiva, esta obra proporciona a todos que se dedicam aos problemas dos transtornos da aprendizagem uma visão ampla e atualizada do assunto.
2.Inclusão Um Guia para Educadores
Stainback, Susan; Stainback, William. Neste livro, os educadores encontrarão sugestões para fazer com que haja uma interação produtiva em sala de aula entre os alunos.
3.Caminhos para a Inclusão
Um guia para o aprimoramento da equipe escolarOrganizado por José Pacheco, ex-diretor da célebre Escola da Ponte, de Portugal, este livro reúne experiências bem-sucedidas, realizadas na Áustria, Islândia, Espanha e em Portugal, direcionadas à educação inclusiva em escolas obrigatórias desses países e tem como objetivo oferecer aos professores, pais e serviços de apoio, informações sobre práticas de educação escolar inclusiva.
4. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva
Claudia Werneck
- 4 ª ed., 314 p. Livro básico para entender sociedade inclusiva segundo a ONU. Qual a diferença entre integração e inclusão? Por que a inclusão é incondicional? Como família, mídia, literatura, escola, governo e empresas podem colaborar? Tem informações atualizadas sobre SD e depoimentos de pais e professores. RECOMENDADO UNICEF e UNESCO
5. Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?
Claudia Werneck
2ª ed., 236 p O livro instiga o leitor a refletir sobre o uso da palavra TODOS e propõe um teste que denuncia o quanto este vocábulo é usado de forma leviana por TODOS nós, inclusive nos documentos nacionais e internacionais de educação, direitos humanos, cidadania, saúde e cultura. RECOMENDADO UNICEF e UNESCO
6. Muito prazer, eu existo
Claudia Werneck
Primeiro e único livro escrito sobre síndrome de Down para leigos no Brasil. Tem consultoria de profissionais nacionais e estrangeiros, dá informações sobre diagnóstico durante e após a gravidez, intervenção precoce, saúde, educação, vida adulta, sexualidade, trabalho etc.
7. A nova LDB e a Educação Especial
Rosita Edler Carvalho2ª ed., 142 p. Texto indispensável para entender a LDB. Discute de forma objetiva e abrangente a nova lei em relação à inclusão de estudantes com deficiência na escola regular
8. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos
Romeu Kazumi Sassaki
9. Caminhos Pedagógicos da Inclusão.
Maria Teresa Eglér Mantoan Caminhos Pedagógicos da Inclusão retrata a prática de educadores que acreditam que a educação de qualidade para todos é uma possibilidade que transcende a teoria.Não se trata de mais um livro que aborda reflexões ideológicas e filosóficas sobre a escola inclusiva. Trata-se, antes, de relatos de experiências reais, que vêm sendo vivenciadas já há alguns anos, e que mostram para o leitor as dificuldades e os sucessos inerentes ao processo de implementação da inclusão em escolas públicas e privadas deste País.
10. SER OU ESTAR: EIS A QUESTÃO
Maria Teresa Eglér Mantoan Explicando o déficit intelectual. Este livro é uma coletânea dos principais artigos da pedagoga, que desde a década de 70 vem se especializando na área da educação de pessoas com deficiência mental.
11. Deficiência visual - Reflexão sobre a práticapedagógica - Marilda Moraes G. Bruno - (Laramara, 124 pág.). Conceitos e definições sobre educação geral e especial, com relatos de experiências.
12.Educação Inclusiva com os pingos nos is - Rosita Edler de Carvalho -(Mediação, 176 pág.). Defende que a inclusão envolva a reestruturação das culturas, políticas e práticas das escolas que, como sistemas abertos, precisam rever suas ações -, até então predominantemente elitistas e excludentes.

13.Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? - Marta Gil (coordenação)/ Lia Crespo (redação) - (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 167 pág.). Reúne experiências, conhecimentos e informações, buscando oferecer idéias e sugestões para expandir os horizontes de compreensão para apoiar uma educação inclusiva preocupada com a qualidade.

14.Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidade educacionais especiais - Hugo Otto Beyer - (Mediação, 128 pág.). Reflexões sobre uma escola capaz de atender a todos, que atenda a diversidade a partir de uma nova forma de pensar.

15.Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?

Maria Teresa Eglér Mantoan - (Moderna, 65 pág.). De forma didática, a autora define inclusão escolar, discute as razões pelas quais esse tema tem sido proposto, quem são seus beneficiários e conclui debatendo sobre os possíveis caminhos para concretizar a inclusão em todas as salas de aula de todos os níveis de ensino.
16.Visão subnormal - orientações ao professor do ensino regular - Newton Kara José, Keila M. de Carvalho, Nilze B. Venturini, Maria Elisabete Gasparetto - (UNICAMP, 56 pág.). A obra fornece orientações práticas, e simples, para o dia-a-dia do professor em relação ao aluno com visão subnormal, visando sua melhor integração à vida escolar. O trabalho é resultado de anos de experiência diária na Clínica de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
17.Os Deficientes e Seus Pais
Leo Buscaglia - (Record, 415 pág.). Uma abordagem revolucionária, e multidisciplinar, de reabilitação do indivíduo deficiente, incluindo aquele que acabou adquirindo uma deficiência ao longo de sua vida.
18. UM ANTROPÓLOGO EM MARTE
O livro conta a história de um grupo de pacientes com letargia encefálica, que retornam subitamente ao mundo após décadas de "sono".Um antropólogo em Marte, é um exemplo da incrível capacidade de adaptação humana a condições adversas. Esse pintor torna-se completamente daltônico devido a um acidente de carro, deixa de viver no mundo colorido conhecido para olhar a vida nas tonalidades cinza, preta e branca. Sacks consegue transmitir as emoções causadas por essa transformação na vida de um artista que tinha na cor sua inspiração, e relata o lento processo de adaptação, nada fácil, à nova realidade.Cienc. Cult. vol.56 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2004
19. O Homem Que Confundiu Sua Mulher Com um Chapéu
Oliver SacksO autor relata alguns casos curiosos e outros realmente interessantes - como no capítulo "A Mulher Desencarnada", por exemplo. Cia das Letras
20. Os atrasados não existem
ANNY CORDIE - O livro trata de psicanálise de crianças com fracasso escolar. Artmed 2004

21.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE O PROFESSOR TEM A VER COM ISSO?
Marta Gil – Organizadora pela Rede SACIEditora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
22.A DOCE SINFONIA DE SEU SILÊNCIO
Luciana ScottiEditora: O Nome da Rosa Editora Ltda

23.A PROTEÇÃO DA LEI AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Lutiana Nacur LorentzEditora: LTR / Revista do Ministério Público do Trabalho - 1999

24.A SAGA DE UM CAMPEÃO
Lars GraelEditora: Editora Gente

25.DESCOBRINDO A SURDOCEGUEIRA: Educação e Comunicação.
Fátima Ali A. A. Cader Nascimento e Maria da Piedade Resende da Costa Editora: EdUFSCar

26.DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Garantia na Diversidade.
Eugenia Augusta Gonzaga FáveroEditora: WVA

27.DIREITOS HUMAMOS E PROTEÇÃO JURIDICA DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA: Normas Constitucionais de Acesso e Efetivação da Cidadania à Luz da Constituição Federal de 1988.
Alexsandro Rahbani Aragão FeijóEditora: Ministério da Justiça, 2002.

28.ENFRENTANDO A DEFICIÊNCIA
Carolyn L. VashEditora: Thomson Learning

29.ESTATUTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Maria Aparecida GugelEditora: Revista Nacional de ReabilitaAÇÃO, N°39 / 2004

30.FELIZ ANO VELHO
Marcelo Rubens PaivaEditora: Editora ARX

31.JULIA E SEUS AMIGOS
Lia CrespoEditora: Editora Nova Alexandria

32.O DIREITO AO TRABALHO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA: O Princípio Constitucional da Igualdade – Ação Afirmativa
Sandro Nahmias MeloEditora: LTR

33.O OUTRO LADO DO ARCO-ÍRIS
Maria Amélia Vampré XavierEditora: Editora Diniz

34.O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA E O DIREITO DO TRABALHO
Rosanne de Oliveira MaranhãoEditora: LTR

35.O TRABALHO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA: Comentários ao Decreto nº 3.298/99
Maria Aparecida Gugel
Editora: Gênesis. Gênesis. Revista de Direito do Trabalho. Nº 88 / 2000

36.O TRABALHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A LAPUDAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: o direito do trabalho, uma ação afirmativa.
Ricardo Tadeu Marques da FonsecaEditora: LTR
37.PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O DIREITO AO CONCURSO PÚBLICO: Reserva de Cargos e Empregos Públicos, Administração Pública Direta e Indireta.
Maria Aparecida GugelEditora: UCG / Goiás

38.PORTADORES DE DEFICIENCIA – Sujeitos de Direitos.
Denise Lapolla de Paula Aguiar AndradeEditora: Revista do Ministério Público do Trabalho. Ano X. 03/2000.

39.RODRIGO ENXERGA TUDO
Markiano Charan FilhoEditora: Nova Alexandria

40.SEM ASAS AO AMANHECER
Luciana ScottiEditora: O Nome da Rosa Editora Ltda

41. SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: ROMPENDO O SILÊNCIO
Ana Rita de Paula, Mina Regen e Maria da Penha LopesEditora: Expressão & Arte.

42. SONHANDO COM O AMANHÃ
Alexandre ConejeroEditora: Lemos Editorial

43.SOPRO NO CORPO - VIVE-SE DE SONHOS
Marco Antonio de QueirozEditora: Rima Editora

44.SUPERAR O IMPOSSÍVEL
Christopher ReeveEditora: Alegro

45. VISÃO E REVISÃO, CONCEITO E PRECONCEITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário